COMPARTILHAR

Cada dia fica mais comum e mais popular os sites de músicas. Antes a única saída para conhecer trilhas novas era sincronizar em uma rádio ou assistir TV (isso em programas específicos) e por fim torcer para ter algo que fosse do seu gosto. Com a internet hoje é possível facilmente se conectar a algum app, como é o caso do Spotify, Deezer, Apple Music e diversos outros, e navegar com facilidade entre os diversos álbuns e artistas disponíveis.

Genial Mind e NVIDIA

Pensando em toda essa popularização e até mesmo nos momentos que a pessoa quer ouvir algo novo, mas perde tempo procurando músicas que se enquadre em seu gosto, o Mestre em Inteligência artificial, Matheus Masson, formado pela PUC-RJ, criou o site Genial Mind, que através de inteligência artificial, consegue recomendar de forma automática, novas músicas baseadas no gosto pessoal.

Atualmente o Genial Mind é integrado ao Spotify e funciona de forma gratuita, bastando apenas o usuário se conectar em seu perfil e deixar que o site assuma o papel de tocador de música. O site oferece diversas ferramentas, que podem ajudar ainda mais nas opções de músicas que vão ser apresentadas, tendo mais opções que o próprio spotify em seu navegador nativo ou em seu App.

A ideia atual é integrar o Genial Mind a outros serviços de músicas, como o Deezer e o Apple Music.

Em uma breve explicação, Marcio Aguiar, que é atual gerente de Vendas da NVIDIA da América Latina, demonstrou porque o interesse da empresa em investir no Genial Mind e também os pontos positivos que essa parceria pode trazer “A inteligência artificial pode ser usada em diversos meios e o Genial Mind é uma das formas divertidas de se entender a importância dessa tecnologia em nosso cotidiano. Como o treinamento de redes neurais é feito a partir de imagens relacionadas em cada uma das músicas disponíveis, o uso de processadores gráficos e a nossa linguagem de programação CUDA oferecem um ganho de processamento muito superior em relação à mesma ação quando somente processados em CPUs”.

Hoje o Genial Mind já possui mais de 700 mil informações de músicas e mais de 600 mil perfis de usuários cadastrados nos serviços, como o Spotify, como Matheus mesmo declarou. O interessante é que acaba acontecendo um círculo quase vicioso, pois quanto mais pessoas ouvirem músicas novas, mais canções serão adicionadas e oferecidas aos usuários da ferramenta, fazendo o site crescer cada dia mais.

Além da inteligência artificial encontrada no Genial Mind, para recomendação de músicas, o site possui outros recursos, que até então são inexistentes no Spotifu, como é o caso da ferramenta de busca que oferece uma resposta de forma mais organizada e o reagrupamento da playlist baseado em diferentes parâmetros. O usuário pode por exemplo deixar que seja reproduzido primeiro as canções mais agitadas e deixar as mais lentas apenas para o final.

Se quiser conhecer o Genial Mind e experimentar a ferramenta, basta entrar no site oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor entre com seu nome aqui