COMPARTILHAR

Alguns devem lembrar das primeiras versões do sistema operacional Android, chegou um pouco tímido e hoje é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo.

O Android é um sistema operacional inteligente fundado em 2003 e em breve dará mais um passo, a nova versão o Android O prevista para março de 2018, parece um pouco longe, mas o tempo passa rápido.

A Google revelou a poucos dias os detalhes sobrea nova versão que será lançada em breve, numa conferência de desenvolvedores, mesmo longe do lançamento oficial já temos uma ideia do que esperar.

Algumas mudanças são quase imperceptíveis, se comparado com a última versão o Nougat, que mudou alguns detalhes das últimas versões, Marshmallow por exemplo.

Vamos ver algumas mudanças que podem ser vistas até agora no projeto do Android O:

1.      Sem bugs nos emojis

Alguns usuários que demoram para receber atualização sofrem com um problema sério, a falta dos emojis atualizados e quando alguém recebe um emoji que não tem, fica aquele ☐ e as vezes ficamos perdidos na conversa.

O novo Android O vai garantir que você receba os emojis com mais facilidade, pois ele vem com um recurso para que os desenvolvedores integrem com mais facilidade a biblioteca de emojis, mesmo que você não tenha a última versão do software.

2.      Compartilhamento Inteligente

Muita gente tira foto não só para registrar o momento, mas para lembrar do que fazer, um dos novos recursos que chegarão no Android O é a capacidade de recomendar aplicativos baseados nas suas fotos.

Ainda não temos detalhes, mas aparentemente o novo sistema irá reconhecer o conteúdo da foto e irá sugerir um aplicativo que pode ajudar.

Um exemplo que a própria Google deu foi

Imagine um usuário tirar foto de um recibo, para guardar ou enviar depois para alguém, o Android OP pode sugerir um aplicativo de rastreamento ou gerenciamento de despesas.

Se você tirar um selfie, o Android O pode sugerir um aplicativo de mídia social que possivelmente pode lidar melhor com a imagem.

Essa função também vai funcionar para os vídeos, links, textos e outros conteúdos, além disso, o seu smartphone irá aprender o que costuma fazer com diferentes tipos de conteúdo para melhorar as recomendações.

3.      Ícones mais limpos

O novo Android O vem com um diferencial também nos ícones, alguns aplicativos possuem seus ícones quadradas, os desenvolvedores criam uma matriz que permite os aplicativos que tem o ícone quadrado usarem ícones redondos.

Algum ícone não tem como mudar, misturando quadrados e redondos, com o novo formato o Android O o visual ficará uniforme.

4.      Aviso (notificações)

Uma das novidades que virá no Android O serão as melhorias nas notificações, ao que parece o ajuste seria algo próximo à “soneca” no despertador.

5.      Notificações de crachá

Outra alteração muito importante e mais visível no novo Android O serão as notificações tipo crachá, um ícone do aplicativo aparecerá e mostrará o aviso que faz parte do aplicativo.

Um aplicativo pode conter várias notificações e o usuário poderá rolar a tela sem necessidade de entrar ou abrir o aplicativo, só quando quiser saber mais detalhes.

6.      Cores de fundo para notificações

O Novo Android O desenvolvido pelo Google estará em breve cheio de novidades, uma delas talvez pouco perceptível pelo usuário, as cores de fundo para notificações.

Os desenvolvedores poderão alterar as cores de fundo para notificações do seu aplicativo quando quiserem, o importante é saber que não haverá muitas opções.

O Google recomenda que os desenvolvedores

“usem esse novo recurso somente nas notificações de tarefas em andamento, são críticas para que um usuário veja de relance, por exemplo: como navegação ou chamadas telefônicas”.

7.      Canais de Notificação

Parece que as notificações são as que sofrerão maiores mudanças, o Android O permitirá que o usuário tenha um controle maior das notificações que aparecem no visor, os especialistas chamam de canais de notificação.

Esses canais permitem que você decida que tipo de notificação aparecerá no visor ou não entre outros detalhes.

Alguns desenvolvedores de aplicativos não acharam essa função muito interessante, porque ele permite que você mude individualmente certas categorias de notificações.

8.      Novo Android TV Launcher

O Android O virá com novos recursos, um deles é o Assistente do Google, o Android TV, além de um novo formato do menu que destaca a descoberta dos conteúdos.

9.      Novos estilos de animação

O Novo Android O adiciona um novo estilo de animação, inspirado na física, a Google afirma

A animação baseada na forma física usa as leis da física para trazer um elevado grau de realismo na animação, no dia a dia quando há uma mudança, existe um processo físico que é naturalmente compreendido por nós

Isso é tipo uma animação Fling, ajuda a diminuir o movimento no final de uma gráfico.

10. Imagem na imagem

Vale a pena repetir, o novo Android O receberá suporte para imagem na imagem, irá funcionar em qualquer aplicativo, não apenas no Youtube.

Apesar do suporte e da disponibilidade, alguns desenvolvedores irão demorar para adotar o recurso, mas até lá vamos esperar.

Essas são algumas mudanças mencionadas no evento, algumas podem mudar no decorrer do desenvolvimento do tempo, mas vamos aguardar se a Google manterá as novas funções ou se terá mais novidades.

E você o que achou das mudanças no novo Android O?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor entre com seu nome aqui