COMPARTILHAR

Em diversos filmes futuristas a gente via e sonhava com os carros autônomos (aqueles que não precisam de motorista, sabe?) e graças a inovação, diversas empresas de tecnologia vem desenvolvendo alguns modelos e muitos estão até mesmo em teste prático. carro-autonomo-robot-shuttle

Um dos maiores desafios está sendo não a questão de um carro sair dirigindo sozinho, sem desrespeitar as normas de transito e sim a questão de segurança e comportamento com outros carros (que não seguem algo organizado e algumas vezes até mesmo não respeitam regras básicas de transito), logo boa parte dos testes feitos são verificados o que deve ser melhorado em segurança, tanto com outros automóveis ou com pedestres.

Um dos países que sempre se mostra “a frente do seu tempo” é o Japão e com os carros autônomos não está sendo diferente. No país localizado na Ásia Oriental está acontecendo alguns testes com veículos autônomos, mas esse tem o foco em transporte público. O nome dado ao veículo/robô é Robot Shuttle e ele já consegue percorrer a distância de 400 metros, isso em uma via pública.

Os testes estão acontecendo em uma cidade chamada Senboku e o percurso feito pelo Robot Shuttle é próximo ao lago Tazawa, espaço muito visitado todos os dias. O Robot Shuttle consegue realizar todo o percurso com segurança em uma velocidade de 10 km/h (o bom é que você pode ver lentamente cada canto dessa área).

O carro autônomo Robot Shuttle surgiu graças uma parceria entre uma empresa chamada DeNA e o governo japonês (que aliás, sempre dá apoio e espaço a inovação). Inicialmente a ideia é levar o Robot Shuttle para cidades menos movimentadas, para só depois verificar a disponibilidade para centros urbanos, onde tem mais pessoas e o risco também é maior. Como já foi deixado visível, a ideia de começar em pequenas cidades e só depois ir para cidades maiores, é pensando realmente não segurança, pois os riscos de transito em uma cidade mais pacata é bem menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here