COMPARTILHAR

Nós brasileiros sabemos bem que os Correios não são uma das melhores demonstrações de velocidades e bons valores. Sofremos com um formato arcaico que custa caro, mas vemos uma luz no fim do Túnel.

Os Correios começaram a realizar “testes-piloto” para uma nova forma de entrega de Aviso de Recebimento (o AR, como assim é chamado). Atualmente o serviço é demorado, isso pois é necessário que a encomenda chegue até o destinatário (com toda a demora “comum” de chegar”), assine o AR e só após isso será reenviado ao que inicialmente era o remetente (novamente com toda a demora “comum” de chegar). A ideia agora é de existir o e-AR, que nada mais é que um Aviso de Recebimento eletrônico.

correios

A ideia do e-AR é, além de reduzir o gasto com papeis, agilizar o processo. No caso o remetente estaria recebendo o aviso em uma caixa de email, que tenha sido disponibilizado anteriormente.

Disponibilização

O Aviso de Recebimento Eletrônico está sendo disponibilizado desde outubro, isso em torno de 20 agências, todas localizadas na cidade de São Paulo.

Inicialmente está sendo disponibilizado apenas para os clientes de varejo, isso pelo menos até passar a fase de teste. Provavelmente no primeiro semestre de 2017 já teremos a disponibilização para todos os clientes e para o país todo.

Serviço mais rápido?

A ideia é bem interessante e poderia ser adotada em outros serviços dos Correios, como a questão de aviso quando um produto é tributado pela alfandega, em caso de produtos importados. Atualmente tanto a demora para ser liberado pela alfandega e o tempo do cliente receber o aviso que deve retirar a encomenda na agencia própria dos Correios. Nesse caso não vimos, ainda, nenhuma melhora, mas é sempre bom manter a esperança.

Ajudando o meio ambiente

Como falamos, fora a ideia de agilizar o processo, o Correios acredita que o e-AR ajudará o meio ambiente, isso pelo fato que será reduzido a quantidade de documentos e formulários que atualmente são necessários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor entre com seu nome aqui